10 GRANDES NOMES DAS ARTES MARCIAIS

1. BRUCE LEE  (27/11/1940 – 20/07/1973) • Artista marcial, ator desde a infância, diretor, professor de Artes Marciais e filósofo. Fundador do método Jeet Kune Do, é apontado por outros lutadores, comentaristas, críticos e pela mídia como o mais influente artista marcial de todos os tempos. Nasceu em São Francisco, na Califórnia, mas foi criado em Hong Kong. Retornou aos 18 anos para os Estados Unidos para cursar o ensino superior na Universidade de Washington, e nessa época começou a ensinar Artes Marciais. Participou de vários filmes demonstrando sua técnica, o que o tornou uma lenda e um ícone do século XX.
 
 
2. CARLOS GRACIE (14/09/1902 – 07/09/1994) • Foi o criador do Gracie Jiujitsu, que desenvolveu com seu irmão mais novo Hélio Gracie e seus companheiros Luís França e Oswaldo Fadda, a partir do Judô ensinado por seu professor Mitsuyo Maeda em Belém, no Pará, onde nasceu. Desenvolveu um estilo específico de alimentação (a dieta Gracie, seguida por inúmeros atletas). Faleceu aos 92 anos deixando um legado sólido de muitos ensinamentos não só sobre o Jiujitsu, mas também sobre filosofia, saúde e espiritualidade. 
 
 
3. CARLSON GRACIE (13/08/1933 – 01/02/2006) • Nascido no Rio de Janeiro, o primogênito de Carlos Gracie defendeu por muitos anos o nome da Academia Gracie, demostrando ser um dos melhores lutadores do mundo, e tornou-se também um renomado treinador, responsável pela formação de um imenso número de lutadores consagrados mundialmente no Jiujitsu e no MMA.
 
 
4. JIGORO KANO (28/10/1860 – 04/05/1940) • Criador e difusor do Judô Kodokan, promoveu e propagou a inclusão de vários esportes ocidentais no Japão. Filho de samurai, tornou-se um excelente lutador do Jiujitsu japonês, aperfeicoando novas técnicas de projeção e combate no solo que culminaram na criação do Judô. Agregou nessa Arte Marcial não só as práticas físicas, mas também toda uma educação moral e intelectual. Tornou-se membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1909. Por seu trabalho como pedagogo e conselheiro de ministros e militares, além de sua dedicação à divulgação dos esportes no Japão, tornou-se muito conceituado e prestigiado pela sociedade japonesa.
 
 
5. KIMURA, SHIGERU (02/03/1941 – 1995) • Considerado portador de uma técnica “inimitável e inigualável”, Kimura iniciou a prática do Karatê aos 16 anos, após ter praticado Judô e Kendo. Após ter vencido todos os campeonatos do Japão, onde nasceu, saiu do país em 1965, criando escolas por todo o mundo com grande sucesso e formando instrutores muito capacitados. Aos 37 anos já tinha seu estilo reconhecido, propagando as técnicas eficazes do Karatê Shukokai, no qual introduziu diversas modificações. Karatekas de todos os estilos  procuravam frequentemente o conselho e orientação desse grande Mestre.
 
 
6. MESTRE BIMBA (23/11/1899 – 05/02/1974) • Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, é considerado o criador da Capoeira Regional Baiana, na qual mesclou vários  elementos da Capoeira Tradicional (Angola) com movimentos do batuque (luta do Nordeste Brasileiro) e da Savate (luta francesa). Apresentando sua arte para militares, juristas e políticos, inclusive para o presidente Getúlio Vargas, em 1953, sua atuação no esporte foi fundamental  para tirar a Capoeira da marginalidade, fazendo com que a prática deixasse de ser ilegal. Assim conquistou todas as classes da sociedade, atraindo alunos influentes que desenvolveram seu legado.
 
 
7. MIKE TYSON (30/06/1966) • Pugilista americano considerado por muitos como um dos maiores lutadores de todos os tempos. Aos 20 anos tornou-se campeão mundial, sendo o mais jovem peso pesado a conseguir esse recorde. Foi também o primeiro boxeador peso pesado a unificar os títulos da World Boxing Association (WBA), World Boxing Council (WBC) e International Boxing Federation (IBF).
 
 
8. MITSUYO MAEDA (18/11/1878 – 28/12/1941) • Judoca japonês naturalizado brasileiro com o nome de Otávio Maeda, era conhecido também como Conde Koma. Introduziu o Judô no Brasil e no Reino Unido, entre outros países. Foi professor de Carlos Gracie em Belém, por isso é considerado o “Pai do Jiujitsu Brasileiro”, pois seus ensinamentos foram reconhecidamente fundamentais para o desenvolvimento do Gracie Jiujitsu.
 
 
9. MUHAMMAD ALI-Haj (17/01/1942 – 03/06/2016) •  Nascido Cassius Marcellus Clay Jr., foi um pugilista americano, ativista, poeta e filantropo. É considerado um dos maiores nomes da história do esporte, eleito “O Desportista do Século” pela revista Sports Illustrated em 1999 e “Personalidade do Século” pela BBC. Conhecido como “The Greatest”, é celebrado como uma das figuras mais dominantes do esporte do século XX e frequentemente citado como o maior pugilista peso pesado de todos os tempos.
 
 
10. WALDEMAR SANTANA (28/10/1929 – agosto/1984) • Campeão brasileiro de Luta Livre, capoeirista, lutador de Jiujitsu e professor de Artes Marciais, conhecido como “Leopardo Negro”, participou de combates épicos contra grandes lutadores, como Hélio e Carlson Gracie, Ivan Gomes e outros campeões de várias modalidades. A queda utilizada em diversas Artes Marciais e chamada de “double leg” no Wrestling e “morote gari” no Judô é conhecida no Brasil como “baiana” em homenagem a esse grande lutador baiano, que costumava aplicá-la com extrema eficácia contra seus oponentes.
 
(Texto por Marcia Lomardo)

Texto: Marcia Lomardo.