• ANGAMPORA
Origem: Sri Lanka. Essa milenar arte marcial praticada no Sri Lanka mistura técnicas de combate, defesa pessoal e meditação e incorpora combates armados e embates corpo a corpo. O objetivo final da luta é submeter o oponente de forma que não consiga escapar, utilizando ataques pontuais de pressão que infligem muita dor ou golpeando de forma a paralisar momentaneamente o adversário. Segundo o folclore local, a Angampora existe há mais de 30 mil anos.
• BARTITSU
Origem: Inglaterra. Luta criada pelo inglês Edward William Barton-Wright, que viveu três anos no Japão e ao voltar, em 1898, anunciou a criação de “uma nova arte de defesa pessoal” que combinava, segundo ele, os melhores elementos de diferentes estilos de artes marciais. Nos clássicos livros de Sherlock Holmes, o autor Sir Conan Doyle se referiu ao bartitsu no conto “A Casa Vazia”, de 1903, onde Sherlock Holmes relata que foi graças a essa luta que conseguiu escapar de seu arqui-inimigo Professor Moriarty. Apesar da notoriedade, ela deixou de ser praticada nos anos 1920. Em 2002 foi fundada a Bartitsu Society, com o objetivo de resgatar a técnica de combate criada por Edward William Barton-Wright.
• DAMBE
Origem: Nigéria. É uma luta onde os oponentes andam em círculos, ao som de tambores, encarando e analisando o adversário. Um dos braços, chamado de “lança”, é envolvido por pedaços de corda. A mão livre é chamada de “escudo” e sua função é bloquear os golpes do adversário, que têm como objetivo derrubar o oponente. A técnica já foi usada como preparação para a guerra, onde além do braço uma das pernas era envolvida por uma pesada corrente, desferindo golpes ainda mais potentes.
• EVALA
Origem: Togo. É uma espécie de luta-livre praticada principalmente pelo povo Kabyé, do Togo, oeste do continente africano, como parte de um rito de passagem que marca a entrada dos jovens na vida adulta. Antes de enfrentarem um oponente, os jovens participam de um treinamento intensivo, que inclui a tarefa (eliminatória) de escalar três montanhas: quem não é bem sucedido não pode ser iniciado na maioridade. Já no “ringue”, ninguém é eliminado, mas a derrota é considerada uma grande vergonha para toda a família.
• HUKA HUKA
Origem: Brasil. Luta tradicional dos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi, do Mato Grosso, a huka-huka é praticada durante o Quarup, o ritual de homenagem aos mortos. A luta começa com os lutadores ajoelhados, girando em frente ao adversário até avançarem para a luta corporal. O objetivo é levantar o oponente e lançá-lo ao chão, e a vitória outorga ao vencedor o reconhecimento e o respeito.
• YAGLI GÜRES
Origem: Turquia. A yağlı güreş, ou “luta de azeite”, é o esporte nacional da Turquia. Nela os dois oponentes se cobrem com óleo antes de se enfrentarem. O lutador que primeiro erguer o outro acima do próprio corpo vence o combate. Devido ao excesso de oleosidade, que dificulta a pegada, os oponentes podem colocar a mão dentro do calção de couro (kisbet) usado pelo adversário para conseguir aplicar golpes e erguê-lo acima da cabeça.