• VLADIMIR PUTIN, o Presidente da Rússia, é faixa preta de Judô 8° dan. O renomado treinador Anatóli Rakhlin foi seu professor desde que aos 11 anos se iniciou na prática do Sambo (arte marcial desenvolvida na antiga União Soviética). Pouco tempo depois migrou para o Judô, que pratica até hoje, aos 69 anos. Devotado ao esporte, Putin lançou um livro e um DVD em 2008, com o título “Vamos aprender Judô com Vladimir Putin”. Em 27 de fevereiro de 2022, devido à invasão da Ucrânia, a Federação Internacional de Judô (IJF) anulou os títulos de Presidente Honorário e Embaixador da modalidade concedidos a ele em 2012. Outras honrarias que lhe foram concedidas por outras Artes Marciais também foram canceladas.
• THEODORE ROOSEVELT, o 26° Presidente dos Estados Unidos (de 1901 a 1909), começou muito cedo a praticar Boxe para se curar da asma. Mais tarde, chegou a disputar um torneio na Universidade de Harvard, onde estudava. Já na Casa Branca, praticava Boxe e Wrestling, levando vários lutadores da época para atuarem como sparrings. Numa dessas lutas de Boxe, Dan Tyler Moore atingiu seu olho esquerdo, causando um deslocamento de retina que o cegou. Esse episódio foi mantido em segredo durante toda a sua administração. Em sua autobiografia, ele conta que a partir daí migrou para o Jiujitsu e Judô com o Sensei Yamashita, discípulo do grande Jigoro Kano, onde se tornou faixa preta.
• ELVIS PRESLEY, cantor, começou a praticar Karatê em 1958, durante o serviço militar, e manteve o treinamento até sua morte, em 1977. Seu primeiro treinador foi Ed Parker, que era também seu guarda-costas. Recebeu a faixa preta de Hank Slomanski em 1960 e o 8° dan em 1974, do treinador Kang Rhee. Elvis foi também instrutor de Karatê e fundou seu próprio núcleo, o Tenesse Karate Institute. Escreveu livros sobre seu treinamento ensinando como se defender de ataques com armas. Seu comprometimento com o esporte foi reconhecido com um lugar no Hall da Fama das Artes Marciais dos Estados Unidos. Em 2017 uma radiografia de seu braço com uma lesão causada pelo Karatê foi colocada à venda em um leilão beneficente em Nova York e arrematada por 5 mil dólares. Elvis usou a movimentação do Karatê na elaboração de sua forma de dançar, que encantou o mundo, e seu figurino também era inspirado no kimono usado no Karatê.
• FREDDIE MERCURY, vocalista da banda Queen, foi lutador de Boxe amador na adolescência e considerado pelos treinadores como “um talento muito promissor”. Mais tarde foi preciso optar entre o esporte ou a música, e todos sabemos qual foi a sua escolha.
• WILLIE NELSON, cantor country americano, aos 87 anos continua treinando. Ele iniciou no Kung Fu na juventude, é faixa preta 2° dan de Taekwondo e em 2014 recebeu o 5° dan da arte marcial coreana GongKwonYuSu do Grão Mestre Sam Um. Willie declara que as Artes Marciais são o motivo de sua energia e longevidade.
• DAVE MUSTAINE, vocalista da banda de heavy metal Megadeath (e ex-Metallica), praticou várias modalidades de Artes Marciais desde os 12 anos de idade. Dedicou-se ao Karatê e foi treinado pelo mundialmente famoso Sensei Benny “Jet” Urquidez, de quem recebeu a faixa preta. Faixa preta também no Taekwondo, ele treina Brazilian Jiujitsu e recebeu a faixa roxa no ano passado (2021) do seu professor Reginaldo Almeida, representante da Gracie Barra no Tenessee. Aos 59 anos, Dave declara em entrevistas que as Artes Marciais o ajudaram a se manter afastado das drogas e o ajudaram na recuperação de sua saúde.
• FRIDA KAHLO, pintora mexicana, praticava Luta Livre e Boxe na juventude, incentivada por seu pai, que queria evitar o avanço de sua doença.
• PAULO LEMINSKI, um dos maiores nomes da literatura brasileira, era faixa preta de Judô e participou de vários campeonatos nacionais pela Seleção Paranaense.
• AMY WINEHOUSE, cantora inglesa, praticava Capoeira desde 2010, no Caribe, onde estava internada para reabilitação. Os jornais londrinos noticiaram nessa época que ela estava praticando “uma obscura arte marcial afro-brasileira”.
• OSAMA BIN LADEN, o terrorista árabe, era faixa preta de Judô e integrou a Seleção Saudita de Judô de 1981 a 1991.