1. “Salvo pelo gongo“: essa expressão tem sua origem na Inglaterra, em meados do século XVII. Naquela época, haviam muitos casos de catalepsia, doença que paralisa involuntariamente os movimentos físicos e os sinais vitais por minutos e até mesmo dias, fazendo parecer que a pessoa está sem vida. A Medicina ainda não tinha o conhecimento suficiente para detectar com precisão esses casos, então por muitas vezes constatou-se que várias pessoas haviam sido enterradas vivas por conta dessa doença. Para resolver o problema foi então criado um mecanismo que ligava ao dedo da pessoa uma cordinha conectada a um sino que ficava do lado externo do caixão. Caso a pessoa acordasse da catalepsia, seria então “salvo pelo sino” (“save by the bell”). A expressão migrou para o Boxe, quando um lutador só não perde a luta porque foi “salvo pelo gongo” que anuncia o fim do round.
2. MAURICE TILLET, o wrestler que inspirou o personagem SHRECK • Um dos lutadores mais famosos da América, Maurice Tillet (1903 – 1954) foi um wrestler profissional conhecido como “The French Angel”, que obteve grande sucesso e se tornou uma celebridade na década de 1940. Reconhecido como campeão dos pesos-pesados pela American Wrestling Association e idolatrado pelo público, era dotado de um altíssimo nível de inteligência, cultura, gentileza e bom humor. Falava 14 idiomas, era poeta e ator. Aos 17 anos foi diagnosticado com acromegalia, doença rara que implica no crescimento desenfreado dos ossos das extremidades do corpo, inclusive da face, o que lhe dava uma aparência assustadora. Nascido na Rússia e filho de pais franceses, foi estudado por cientistas de Harvard e pouco antes de morrer autorizou que fossem feitos moldes do seu rosto. Esses moldes encontram-se expostos em museus. É amplamente divulgado nos bastidores da indústria cinematográfica que seu rosto foi escolhido para representar o simpático ogro do filme SHREK, mas os diretores da Dreamworks nunca o reconheceram oficialmente.
3. Um saco de Boxe foi criado em 2014 para a marca de alto luxo Louis Vuitton por Karl Lagerfeld (1933-2019), o grande estilista alemão. Seu valor era 175.000 dólares. “Conheço cada vez mais mulheres que estão aderindo ao Boxe, então pensei que essa atividade deveria ser praticada, se possível, da maneira mais chic”, declarou ele na época.
4. Bruce Lee, além de ser lutador, ator, pensador e filósofo, dedicava-se à dança e era campeão do estilo cha-cha-cha. Existem vários registros de sua atividade nessa arte e muitas anotações de seu próprio punho sobre os movimentos a serem executados.
5. Yasuke foi um escravo africano que se tornou a única pessoa não-asiática a ser um Samurai, título que só era concedido por laços sanguíneos ou por herança. Ele chegou ao Japão em 1579 acompanhando seu senhor, o jesuíta missionário Alessandro Valignano, inspetor de missões na Ásia. Devido à sua experiência militar, habilidades físicas e “extremo refinamento”, foi comprado pelo grande senhor feudal e herói japonês Oda Nobunaga (1534 – 1582), que a essa altura já havia conquistado quase todo o Japão. Após ter se destacado em algumas batalhas a seu lado, foi nomeado Samurai em 1581 e entrou para a História. Hoje existem vídeo games, filmes, animações, obras de arte, mangás e livros baseados em sua vida. O rapper Emicida lançou uma música em sua homenagem.