Durante anos, os eventos UFC estiveram associados ao continente norte-americano. Tanto pela localização da sede em Las Vegas, quanto pela realização de grande parte dos eventos em solo americano, desde a estréia do primeiro UFC em Denver, no Colorado, em 1993.
Ao longo dos anos esta tendência veio a se descentralizar, e como resultado os lutadores UFC são cada vez mais internacionais. No caso de atletas portugueses, alguns nomes começaram a aparecer recentemente no octógono do UFC com sucesso. São eles:
• MANUEL KAPE
Pioneiro português no evento, estreou no UFC no dia 6 de fevereiro de 2021 na categoria peso-mosca. Conhecido como “Starboy”, nasceu em Angola mas foi criado em Rio Tinto, Portugal. Vive atualmente em Phuket, na Tailândia. Com um cartel de 11 vitórias por knock-out e 5 por finalização, ocupa no momento a 12ª posição no ranking do UFC em sua categoria.
• ANDRÉ FIALHO
Nasceu em Cascais, Portugal, em 1994, e estreou no UFC em janeiro de 2022 na categoria meio-médio. Ex-campeão do United Arab Emirates (UAE) Warriors, também competiu na Professional Fighters League (PFL), Bellator e Legacy Fighting Alliance (LFA). Tem no seu cartel 16 vitórias contra cinco derrotas.
• JACQUELINE CAVALCANTI
Primeira mulher portuguesa na história do UFC, Jacqueline estreou com vitória no evento em setembro de 2023, na categoria peso-galo (61,2 kg). Ela lutou em Paris contra uma adversária francesa e venceu por decisão unânime dos juízes. Com dupla nacionalidade, pois nasceu em São Paulo, chegou a Portugal em 2009 e desde então vive e treina em Almada, tendo abandonado o kickboxing em 2018 para focar exclusivamente em participar do UFC.
Além da paixão pelas Artes Marciais, esses atletas têm em comum um grande orgulho por estar representando e colocando Portugal no mapa do MMA mundial.