O documentário narra a história do Jiu-jitsu desde os seus primórdios, desde o tempo dos samurais até a sua participação no MMA atual. Suas influências, referências e adaptações. Sua evolução no mundo e mais especificamente no Brasil, através da família Gracie – principalmente pelas mãos, mentes e corpos dos patriarcas Carlos e Hélio.
Com imagens fascinantes, depoimentos incríveis e histórias ainda desconhecidas pelo público (desconhecidas até mesmo pelo público que pratica a arte suave), o documentário disseca e esclarece em 5 episódios toda essa épica saga.
Através da credibilidade de historiadores renomados, pesquisadores, atletas e treinadores de várias modalidades que viveram e fizeram parte do desdobramento da História, vemos desfilar perante nossos olhos a construção e evolução do Jiu-jitsu brasileiro, arte marcial que conquistou o mundo.
Um documentário imperdível para quem pratica artes marciais, para quem apenas se interessa por artes marciais e para quem pretende ampliar seu conhecimento cultural e histórico. Eu recomendo.