A origem das Artes Marciais

Um consenso geral entre os pesquisadores é que as origens mais remotas das artes marciais vêm da pré-história, quando o homem primitivo, munido de um pedaço de pau, pedra ou osso, golpeou seu semelhante, ou mesmo animais selvagens, em situações de combate.

Atualmente, devido a registros descobertos em terras africanas (iconografia e literatura das civilizações do Vale do Nilo, combinadas com estudos etnográficos) pode-se afirmar com segurança que a atual África, mais exatamente o Sudão (a civilização Kush-Nubia) foi o palco das primeiras artes marciais no mundo.

Inúmeros documentos que retratam as artes marciais do povo núbio continuam sendo estudados no antigo Egito (cujo nome original era Kemet).

As artes marciais surgidas em Kush e posteriormente divulgadas em Kemet possuíam todo um espírito filosófico com técnicas apuradas de respiração.

Escavações revelaram em monumentos do Egito/Kemet as técnicas de combate dos núbios que remontam a 2800 a.C.

 

Essa constatação corrige distorções e equívocos históricos amplamente divulgados até os nossos dias, e resultou na unanimidade entre os pesquisadores do assunto.

Ficou claro que a civilização grega apropriou-se dos ensinamentos africanos e também das suas técnicas de defesa, e as chamou de pankration (Παγκράτιον), que significa “todos os poderes”: uma mistura de boxe e luta livre, com golpes e técnicas que incluem socos, chutes, estrangulamentos, agarramentos e imobilizações.

Ainda segundo registros históricos, a origem da expressão “arte marcial” vem da cultura romana. O termo refere-se, mais especificamente, às habilidades de guerrear e de lutar ensinadas ao homem por Marte, deus greco-romano da guerra. Surge a partir daí o nome “marcial”. A palavra “arte” vem do latim “ars”, e significa ‘técnica’.

Já nos tempos modernos, as Artes Marciais saíram do campo de batalha e migraram para as competições esportivas.

Os primeiros esportes de combate a disputarem uma Olimpíada foram a Luta Olímpica (conhecida também como Greco-Romana) e a Esgrima, em 1896, em Atenas. Em 1904, em St.Louis, o Boxe, que também surgiu na Grécia antiga, passou a fazer parte; o Judô, em 1964, em Tóquio; e o Tae Kwon Do, no ano 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney.

Gostou? Quer saber mais? Acompanhe por aqui quinzenalmente!

Texto: Marcia Lomardo.