RIP, ROB KAMAN

Considerado como um dos maiores lutadores do mundo, Rob “The Dutchman” Kaman (5/6/1960 – 31/3/2024) nasceu em Amsterdã e foi 9 vezes campeão mundial de Kickboxing e Muay Thai.

Kaman foi ao mesmo tempo campeão mundial de Kickboxing WKA (World Kickboxing Association) e campeão mundial de Muay Thai. Além de todos os seus títulos mundiais, ele também venceu o torneio K-2 em Paris, França. E era o campeão mundial da ISKA (International Sport Kickboxing Association).

Rob Kaman era chamado de “Mr. Low Kick” por causa de seus temidos chutes baixos, geralmente responsáveis pelos nocautes dos adversários.

Antes de se interessar pelas artes marciais foi jogador de futebol do AFC Ajax. Aos 16 anos começou a praticar Pencak Silat (luta indonésia) e aos 19 anos começou a treinar Muay Thai e Kickboxing com Lucien Carbin.

Em 1980, Kaman tornou-se um lutador famoso na Holanda, pois vencia a maioria de suas lutas por K.O. Começou a competir na Tailândia e em 1983 tornou-se o primeiro campeão mundial europeu da WKA (World Kickboxing Association).

Após sucessivas e devastadoras vitórias sobre grandes campeões de Kickboxing e de Muay Thai, foi convidado em 1987 para lutar no Japão, nocauteando adversários de várias nacionalidades em diferentes ocasiões.

Um fato constante em sua trajetória é que todas as vezes em que perdeu seu título, voltou e o recuperou com mais um K.O. Seu cartel impressiona: em 98 vitórias, 78 foram por nocaute.

Em 1992 Kaman fez sua primeira luta profissional de MMA no RINGS, contra Nobuaki Kakuda. Ele venceu por nocaute técnico com uma joelhada no adversário no 3º round.

Sua última luta foi em 24 de outubro de 1999, contra Alexey Ignashov, campeão mundial amador de Kickboxing. Rob venceu a luta por pontos, mas após a luta deu seu troféu para o adversário, afirmando que Ignashov era o verdadeiro vencedor.

Mais tarde, Kaman treinou Brandon Vera, peso meio-pesado do UFC. Ele também treinou o lutador de MMA Jason Miller. E até recentemente, vários lutadores de diferentes modalidades o procuravam para aperfeiçoar seus recursos.

Atuou no cinema no filme “Bloodfist” com Don Wilson e Billy Blanks. E também em 3 filmes de Jean-Claude Van Damme – “Legionários”, “Risco Máximo” e “Equipe Dupla”, com Dennis Rodman e Mickey Rourke.

Existem 9 vídeos sobre treinamento de Muay Thai com Rob Kaman e com destaques e nocautes de sua carreira, produzidos por Nikko Toshogu Press.

Rob Kaman morreu no domingo passado em sua casa. Descanse em paz, campeão.

Edição e divulgação:
SOCIAL DIGITAL FIGHT

Texto:
Marcia Lomardo
@marcia.lomardo.artesmarciais
@marcia.lomardo